Receba dicas grátis!

Conheça os diferentes tipos de aberturas de cofres

O cofre é um equipamento usado para otimizar a segurança de determinados bens e dinheiro. Há muitos anos eles existem, mas com a avançada tecnologia moderna, eles passaram por radicais transformações, considerando especialmente os grandes cofres de bancos.

Veja abaixo quais são os diferentes tipos de aberturas de cofres disponíveis no mercado!

A abertura de segredo

Essa abertura é ideal para quem não deseja arriscar-se andando com chaves ou não quer correr o risco de tê-las roubadas.

No cofre manual, a pessoa deve girar o disco, respeitando uma sequência numérica específica, que é a senha.

No cofre digital, existe um display numérico para que seja digitada a senha, geralmente composta por 4 a 6 numerais. Sistemas mais avançados permitem misturar letras e números (sistema alfa numérico). Existem modelos que permitem até o cadastramento de diferentes senhas, assim cada usuário pode ter sua própria senha.

A abertura biométrica

Essa é um dos tipos mais valorizados de aberturas de cofres. O cofre dispõe de um sistema inteligente com leitor biométrico. Assim, somente a pessoa que tem suas digitais cadastradas no sistema poderá ter acesso ao conteúdo do cofre.

Algumas grandes empresas empregam a abertura biométrica por meio de reconhecimento óptico, ou seja, o leitor biométrico lê a retina do usuário e não sua digital.

São muito seguros, já que a chave de acesso está na própria pessoa.

A abertura Yale

No caso das aberturas de cofre Yale, utiliza-se uma chave formada por pinos que se alinham aos dentes encontrados na lateral do cofre.

As chaves Yale são muito comuns, sendo usadas em casas e apartamentos. São mais seguras que as chaves Gorje, modelo mais antigo, mas que ainda é usado em residências.

A abertura Tetra

A chave Tetra é semelhante à chave Yale, mas possui uma diferença significativa: ela possui 4 segredos e não apenas dois, como a Yale. Isso significa que é como se o usuário tivesse 2 chaves diferentes em uma única peça.

Pode-se, portanto, dizer que as chaves Tetra são 2 vezes mais seguras que as chaves Yale. É um modelo indicado para o armazenamento de muitos bens ou de bens de alto valor.

Os comerciantes costumam utilizar bastante o cofre com abertura Tetra.

Tanto as chaves Yale quanto as chaves Tetra dispensam manutenções futuras provocadas por desgastes na bateria ou por falhas no sistema.

A abertura mista

As aberturas de cofres mistas estão presentes nos modelos digitais com chave. São essas as aberturas:

  1. Abertura formada por um teclado integrado ao sistema onde o usuário define sua senha;
  2. Abertura por chave, caso o usuário venha a perder a senha ou para casos especiais (especialmente emergências) que exigem a abertura do cofre por pessoas de confiança, mas que não possuem a senha.

É o tipo de abertura ideal para pessoas proativas, que gostam de se prevenir contra imprevistos.

A abertura camuflada

Entre as aberturas de cofres, a abertura camuflada se destaca por sua originalidade. O tipo de cofre que apresenta essa abertura é o embutido ou disfarçado— ele fica embutido na parede e o usuário usa uma tomada para abrir e outra para fechar o cofre (também podem ser usados interruptores).

O equipamento embutido realmente permite ligação elétrica, que se desliga quando o cofre é manuseado.

Trata-se de um tipo de abertura muito segura e no estilo “espionagem”, para os amantes das histórias de detetives.

Essas são as principais aberturas de cofres que você vai encontrar. Qual delas você acha a mais recomendada para sua empresa? Já usa um cofre com abertura segura? Deixe seu comentário

Adicionar comentário