Receba dicas grátis!

Cofre mecânico x cofre eletrônico: qual comprar?

cofre eletrônico

A falta de segurança é um fator muito presente no cenário atual de nosso país. Por isso, muitas pessoas preferem tomar pequenas providências para guardar seus pertences de valor em casa ou na empresa e optam pela instalação de cofres.

Contudo, o mercado oferece muitos modelos diferentes, sendo que cada um atua melhor para um tipo diferente de objeto. O cofre mecânico e o cofre eletrônico são duas das alternativas mais procuradas e gera dúvidas na hora da compra.

Para saber qual deles escolher, continue lendo este artigo!

Quais as características do cofre mecânico?

A principal vantagem dos modelos de cofre mecânico é que eles não precisam de pilhas ou baterias para serem utilizados. Contudo, seu segredo só pode ser alterado com a ajuda de um técnico especializado, de modo que em casos de urgência ou extrema necessidade, esse processo é mais demorado.

Além disso, seu acesso deve ser restrito a poucas pessoas. Caso haja um desentendimento familiar ou demissão na empresa, há chances de que o segredo abra o cofre antes que se tenha tempo de mudá-lo. O responsável por ele também fica em posse de uma chave e precisa ter muita atenção e cuidado para não perdê-la.

Quais as características do cofre eletrônico?

O cofre eletrônico, por sua vez, é uma opção mais moderna e por este motivo apresenta mais vantagens. A troca de senha, por exemplo, pode ser feita pelo próprio usuário responsável a qualquer momento.

Porém, como funcionam a pilha, é necessário ter um conjunto de emergência sempre por perto. Do contrário, o cofre ficará trancado e será preciso intervenção técnica. Hoje, existem modelos de cofre eletrônico com leitor LED e fechadura biométrica, que abrem ao reconhecer digitais, voz ou íris cadastradas no sistema.

E qual deles é melhor comprar?

Cada cofre tem suas funcionalidades específicas e se encaixam melhor em alguma situação. O cofre mecânico acaba sendo melhor para pessoas que moram em residências e dividem o espaço com poucas pessoas, ou mesmo ninguém, já que é mais fácil de ser acessado. Porém, possui modelos disfarçados, em formato de tomadas ou livros, por exemplo, que se disfarçam perfeitamente em qualquer cômodo.

O cofre eletrônico é ideal para residências com mais moradores e principalmente para espaços comerciais e empresariais, pois oferece mais segurança e agilidade em casos emergenciais e tamanhos variados para os mais diferentes tipos de objetos. Ele é mais prático, compacto e fácil de camuflar no ambiente, podendo ser instalado em paredes, interior de armários e cantos próximos ao chão.

Sabendo disso, a escolha fica ao seu critério. Em qual dessas duas situações a sua necessidade se encaixa? Essa é a pergunta que deve ser feita para que você defina sua compra. Lembre-se apenas de que, seja qual for o cofre, ele deve ficar em um local protegido e ter o segredo dividido apenas com pessoas de extrema confiança, para que sua funcionalidade seja preservada.

E você, já lidou com um desses tipos de cofre? Prefere o cofre mecânico ou o cofre eletrônico? Divida sua opinião com a gente e deixe um comentário abaixo!

Adicionar comentário