Receba dicas grátis!

Como uma contadora de cédulas identifica notas falsas?

contadora de cédulas

As contadoras de cédulas são equipamentos muito presentes em bancos, transportadoras de valores e grandes redes de comércio. A movimentação constante de dinheiro faz com que a contagem de quantias seja uma prática importante e extremamente necessária para uma boa administração e o controle do negócio.

No entanto, além de cumprir aquela tarefa com muita praticidade, uma contadora de cédulas também consegue identificar as notas falsas. A função é bastante útil para combater qualquer possibilidade de fraude e manter a circulação de dinheiro do local sempre segura.

Mas você sabe como a identificação é realizada? Continue a leitura do post para descobrir!

Como funciona o sistema da contadora de cédulas?

Quando uma contadora de cédulas traz a função de identificar notas falsas, ela provavelmente também conseguirá identificar notas rasuradas, rasgadas e até mesmo restauradas com algum tipo de fita adesiva.

A detecção é realizada por três tipos de sensores. O primeiro deles é o infra-vermelho, que tem como função identificar as principais características de uma nota, como o tamanho e o material do qual ela é feita.

O segundo é o sensor ultravioleta, que analisa os filetes luminescentes de cada nota. E o terceiro e último dos sensores é o magnético, que percebe se a nota tem ou não identificações magnéticas.  Se perceber uma nota falsa, a máquina para seu funcionamento e emite um alerta no visor, para que você se atente a respeito de uma irregularidade.

Quais são as vantagens da identificação de cédulas falsas?

Identificar notas falsas através de uma contadora de cédulas evita que você coloque em circulação cédulas danificadas e falsas em circulação, e não prejudique a credibilidade de seu negócio. Além disso, ela permite que você busque ajuda de sua instituição bancária o quanto antes, para providenciar os trâmites legais cabíveis.

Detectar falsificações também garante muito mais qualidade às tarefas contábeis. Além disso, se a sua empresa precisa lidar com dinheiro estrangeiro, como o dólar, não se preocupe.

Existem no mercado diversos modelos que atuam também com a leitura de outras moedas: basta trocar a função através de um botão, e esta simplicidade é bastante vantajosa para quem pretende otimizar o serviço. Portanto, pesquise bastante para encontrar o equipamento que melhor atende às suas necessidades e torne seus processos ainda mais seguros.

Caso uma nota falsa seja encontrada, o que se deve fazer?

Se infelizmente você se deparar com uma cédula falsa em seu processo de contagem, notifique o gerente de seu banco imediatamente para informar o ocorrido. É obrigação da instituição fazer a troca do valor e você não precisa notificar um boletim de ocorrência para isso.

Caso a contagem de notas seja realizada fora do horário de prestação de serviços da agência bancária, aguarde o próximo dia útil para fazer o alerta. É muito importante que você seja honesto e sincero durante o processo de troca e demonstrar segurança na conversa com o responsável.

E você, o que acha a respeito do uso da contadora de cédulas para identificar notas falsas? Já utilizou a máquina para seus serviços? Pretende investir no equipamento? Deixe um comentário abaixo e conte suas impressões a respeito do assunto!

Adicionar comentário